Yamaha FZ-09 Forum banner

Como você altera a configuração de CO?

1 reading
78K views 36 replies 23 participants last post by  rafafap87  
#1 ·
Procurei no manual da oficina e não vi como alterar a configuração de CO. Alguém poderia nos esclarecer?

#2 ·
Mantenha os botões Select e Reset pressionados, ligue a ignição enquanto mantém os botões pressionados por mais ou menos 4 segundos. Em seguida, você poderá selecionar CO ou dIAG. Entre em CO pressionando e segurando ambos os botões por 2 segundos.

Eu acredito que isso é apenas para o MT e não para o FZ.

#3 · (Edited)
Eu não acho que você pode fazer isso nos EUA, ou pelo menos é o que ouvi?

Um amigo postou isso em outro fórum.

Se você tiver uma Euro ou uma MT-09, você pode alterar o CO

Acessar o menu Co/Diag -
Segure os dois botões select/reset. Gire a chave para que o painel acenda. Continue segurando até que diag apareça. Pressione select para mostrar CO.
Segure os dois botões e 1 aparecerá.
Se você pressionar select, ele passará por 1, depois 2, depois 3 cilindros.
Em cada um deles, segure os dois botões até que 0 apareça.
Agora você pode alterá-lo.
Depois de fazer isso nesse cilindro, pressione os dois botões e repita para todos.

edit: me venceu por um minuto @Rekt !

#10 ·
o ajuste de co pode ser feito facilmente em mt's. em fz's, o ajuste de co precisa ser feito com a ferramenta de diagnóstico da yamaha, que supostamente só está disponível para revendedores.
Alguém que esteja usando o escapamento / ECU original pediu a um revendedor para ajustar as configurações de CO em seu FZ09? Eu estava lendo um tópico no fórum do Reino Unido que tem muitos comentários sobre o ajuste de todos os três cilindros para uma configuração de 14, e isso tem um efeito positivo perceptível na aspereza do acelerador, aparentemente tornando o AFR mais rico (a menos que eu esteja lendo errado, o que é bem possível). Estou tentado a tentar isso (eu faria isso sozinho se pudéssemos, mas é uma das diferenças entre MT e FZ), mas antes de ir ao revendedor aqui, eu estaria interessado em saber se alguém ajustou as configurações e também acha que vale a pena.

Alterando as configurações de CO no menu DIAG [Arquivo] - Fóruns Yamaha MT-09 / FZ-09 - O maior fórum Yamaha MT-09 / FZ-09 na Internet!

É um tópico muuuito longo, então aqui estão alguns dos posts mais intrigantes:

"Acho que 14 é o conselho normal.
Não acho que você esteja sentindo perda de potência, mas sim um acelerador mais suave, sem solavancos, então parece menos potência. Triple Trouble, você fez o teste no dinamômetro, não fez?

Sim, amigo, já fizemos o teste no dinamômetro em alguns MTs e todos eles funcionam muito mais suavemente, sem solavancos, com o CO ajustado para 14 em todos os 3 cilindros."

E

"Você notou alguma diferença quando andou nela depois de alterá-la?

Eu notei. Fui de Gloucester para os Brecons ontem à noite. Noite perfeita. Parei em vários pontos para experimentar níveis diferentes e estou mais feliz com 14 (escapamento original), a diferença em 'B' é insignificante, mas em 'A' é notável. O acelerador é muito menos brusco em baixa rotação e a suavidade ao acelerar é significativamente melhor. Contanto que não haja efeitos prejudiciais a longo prazo (e por que a Yamaha permitiria esse tipo de flexibilidade na configuração se houvesse.....) é aqui que minhas configurações permanecerão. Se não fosse por este tópico, eu provavelmente nunca teria sabido :)"

#16 · (Edited)
Eu defini o meu para 14 e depois voltei para 5. Acho que em 14 você perde um pouco de resposta do acelerador. Provavelmente varia entre as motos. Acredito que em algumas outras Yamahas você pode ativar esta função em uma moto do mercado americano aterrando um pino na ECU.
Minha moto é uma MT09. Vou ver se consigo encontrar o tópico e postar um link.

#28 ·
Eu defini o meu para 14 e depois voltei para 5. Acho que em 14 você perde um pouco de resposta do acelerador. Provavelmente varia entre as motos. Acredito que em algumas outras Yamahas você pode habilitar essa função em uma moto do mercado americano aterrando um pino na ECU.
Minha moto é uma MT09. Vou ver se consigo encontrar o tópico e postar um link.
Você se lembra de qual era o seu original, que você decidiu voltar para 5 depois que 14 não estava certo?

#17 · (Edited)
Alguma forma de ativar este recurso em motos americanas??? Vi alguns tópicos em que os proprietários de FZ6 e FZ1 conseguiram ativá-lo...? Alguém disposto a tentar? :)

Parece que é preciso localizar "algum" fio e aterrá-lo?

Enable Co Adjustment USA Only (Lean / Richen) - Yamaha FZ6 Forums - International FZ6 Motorcycle Community Forum

Opening CO Adjustment on US bikes - FZ1OA Message Board

Edit: haha Eu perdi completamente a postagem de Paul acima da minha! Bem, estamos na mesma página, pelo menos. Alguém tente, estou com muito medo.

#18 ·
Eu fiz isso, mudei para 14 em todos os cilindros. Imediatamente mudei de volta depois de algumas voltas. Torna a oscilação pobre e a suavidade do acelerador um pouco melhores, mas você perde um pouco daquela vivacidade na minha experiência. Parecia........mais pastoso. E minha economia de combustível sofreu.

Ninguém deu nenhum tipo de resposta firme sobre o que eles estão realmente mudando. Eu sei que é combustível, porque eu podia sentir o cheiro de como o escapamento estava rico a cada aumento de valor. Mas quais faixas? Em quais rotações ele altera os valores? Apenas em circuito fechado? O tempo todo? Ninguém sabe. Mas todo mundo está fazendo isso. Contra intuitivo.

E eu também tive o resultado estranho de aumento da temperatura do motor. Não vale a pena na minha opinião. Deixe para o PCV ou para uma afinação no dinamômetro.

#19 ·
Eu fiz isso, mudei para 14 em todos os cilindros. Mudei-o de volta imediatamente após algumas voltas. Torna a oscilação pobre e a suavidade do acelerador um pouco melhores, mas você perde um pouco daquela vivacidade na minha experiência. Parecia........mais pastoso. E minha economia de combustível sofreu.
você não precisa definir para 14, você pode definir para um valor mais baixo, se quiser. apenas tente alguns valores intermediários e encontre o melhor compromisso.

#22 ·
Acabei de ver isto num dos tópicos do R6. Então, C1-C2-C3 em MT/FZ realmente se refere aos cilindros individuais, como a maioria das pessoas, incluindo eu, parece assumir, ou se refere às faixas de aceleração/RPM? Mas, nesse caso, por que apenas três faixas e não quatro?

"Encontrei isto num dos livros de desempenho da Yamaha.

A: Ajuste da injeção de combustível
A quantidade de injeção de combustível pode ser ajustada nas quatro faixas seguintes:
Código C1: Quantidade de combustível injetada em 25% ou menos da abertura da borboleta e em 3000 rpm ou menos
da velocidade do motor
Código C2: Quantidade de combustível injetada em 25% ou menos da abertura da borboleta e em 3000 rpm ou
mais da velocidade do motor
Código C3: Quantidade de combustível injetada em 25% a 90% da abertura da borboleta
Código C4: Quantidade de combustível injetada em 90% ou mais da abertura da borboleta

Antes de alterar as configurações, verifique o motor quanto às suas características em condições normais.
Recomenda-se verificar as configurações com um instrumento de medição A/F.
Diretrizes para configuração
• Código C1: Em 25% ou menos da abertura da borboleta e em 3000 rpm ou menos da velocidade do motor:
Isso afeta a estabilidade da marcha lenta e a sensação experimentada durante as corridas.
Uma mistura ar-combustível muito rica pode sujar as velas de ignição.
• Código C2: Em 25% ou menos da abertura da borboleta e em 3000 rpm ou mais da velocidade do motor:
Isso afeta a sensação experimentada durante a frenagem do motor e na abertura inicial da borboleta.
Faça uma alteração de 2 a 5% de cada vez, verificando quaisquer alterações resultantes.
• Código C3: Em 25% a 90% da abertura da borboleta:
Isso afeta a sensação experimentada na abertura da borboleta pela metade.
Faça uma alteração de 2 a 5% de cada vez e verifique quaisquer alterações resultantes.
• Código C4: Em 90% ou mais da abertura da borboleta:
Isso afeta a sensação experimentada com a aceleração total.
O ajuste para uma mistura muito pobre levará à avaria do motor.
Recomenda-se o ajuste verificando o A/F.
Em particular, para ajustar no lado mais pobre, faça uma alteração de 1 a 2% de cada vez, verificando o resultado. 12 a 13 é um A/F alvo.
Abertura da borboleta (%)

#25 ·
Acabei de ver isso em um dos tópicos do R6. Então, C1-C2-C3 no MT/FZ realmente se refere aos cilindros individuais, como a maioria das pessoas, incluindo eu, parece presumir, ou se refere às faixas de aceleração/RPM? Mas, nesse caso, por que apenas três faixas e não quatro?

"Eu encontrei isso em um dos livros de desempenho da Yamaha.

A: Ajuste da injeção de combustível
A quantidade de injeção de combustível pode ser ajustada nas quatro faixas a seguir:
Código C1: Quantidade de combustível injetada em 25% ou menos da abertura da borboleta e em 3000 rpm ou menos
da velocidade do motor
Código C2: Quantidade de combustível injetada em 25% ou menos da abertura da borboleta e em 3000 rpm ou
mais da velocidade do motor
Código C3: Quantidade de combustível injetada em 25% a 90% da abertura da borboleta
Código C4: Quantidade de combustível injetada em 90% ou mais da abertura da borboleta

Antes de alterar as configurações, verifique o motor quanto às suas características em condições normais.
Recomenda-se verificar as configurações com um instrumento de medição A/F.
Diretrizes para configuração
• Código C1: Em 25% ou menos da abertura da borboleta e em 3000 rpm ou menos da velocidade do motor:
Isso afeta a estabilidade da marcha lenta e a sensação experimentada durante as corridas.
Uma mistura ar-combustível muito rica pode sujar as velas de ignição.
• Código C2: Em 25% ou menos da abertura da borboleta e em 3000 rpm ou mais da velocidade do motor:
Isso afeta a sensação experimentada durante a frenagem do motor e na abertura inicial da
borboleta.
Faça uma alteração de 2 a 5% de cada vez, verificando quaisquer alterações resultantes.
• Código C3: Em 25% a 90% da abertura da borboleta:
Isso afeta a sensação experimentada na metade da abertura da borboleta.
Faça uma alteração de 2 a 5% de cada vez e verifique quaisquer alterações resultantes.
• Código C4: Em 90% ou mais da abertura da borboleta:
Isso afeta a sensação experimentada em plena aceleração.
O ajuste para uma mistura muito pobre levará à quebra do motor.
Recomenda-se o ajuste verificando o A/F.
Em particular, para ajustar no lado mais pobre, faça uma alteração de 1 a 2% de cada vez, verificando o resultado. 12 a 13 é um A/F alvo.
Abertura da borboleta (%)"
No MT/FZ, refere-se aos cilindros em toda a faixa de rotações. Em certos quatro (o FZ 6, eu acho) também se refere às faixas de rotação porque essas motos aparentemente têm pares de injetores funcionando a partir de apenas 2 saídas na ECU.

#23 · (Edited)
Imagino que as políticas de emissão dos EUA exigem uma configuração fixa a favor de seus critérios... Caso contrário, a Yamaha não se daria ao trabalho de fazer diferenças na MT/FZ, além das letras no plástico.

Eu gostaria de ter o modo B na 1ª marcha no modo A e a resposta do acelerador da 2ª marcha um pouco mais suave... A moto seria perfeita.

#26 · (Edited)
Alguém descobriu se o concessionário pode alterar as configurações de Co? Parece que na Europa os concessionários ajustam isso para adicionar mais combustível na mistura quando instalam um novo escapamento. Talvez uma mistura muito pobre com todos esses escapamentos de reposição seja a causa de todos esses problemas de válvula que todos estão tendo... Eu realmente odeio que a FZ seja inferior em tantos aspectos em comparação com a MT.

#27 · (Edited)
Ok, eu entendi, o revendedor PODE ajustar as configurações de Co na FZ usando a ferramenta de diagnóstico Yamaha 90890-03215, diz isso no manual de serviço, mas não explica como porque a ferramenta de diagnóstico tem seu próprio manual separado. Aparentemente, você pode comprar esta ferramenta por cerca de US$ 200 a US$ 300. Alguém tem acesso a um destes? Alguma informação?

#33 ·
Não há autodiagnóstico no modelo Australian MT09 2016 com TCS, você não consegue exibir a tela CO ou Diag no painel, muito irritante quando você mexe como eu e precisa limpar as falhas de vez em quando, agora preciso de uma ferramenta de digitalização para fazer o trabalho.

#36 ·
para um filtro de ar BMC e akrapovic sem catalisador, ainda é bom definir o CO para 14?
Eu nunca ajusto o CO no painel, em +14 no painel a sua relação A/F de arranque a frio e marcha lenta é de cerca de 11,5:1 a 12:1 medido na minha MT09 de 2014, o que é muito rico.