Procurei no manual da oficina e não vi como alterar a configuração de CO. Alguém poderia nos esclarecer?
Por que você tem que calibrar o CO? Em que casos??Segure os botões Select e Reset, ligue a ignição enquanto segura os botões por mais ou menos 4 segundos.
Você poderá então selecionar CO ou dIAG. Entre em CO pressionando e segurando os dois botões por 2 segundos.
Eu acredito que isso é apenas para o MT e não para o FZ.
Alguém que esteja usando o escapamento / ECU original pediu a um revendedor para ajustar as configurações de CO em seu FZ09? Eu estava lendo um tópico no fórum do Reino Unido que tem muitos comentários sobre o ajuste de todos os três cilindros para uma configuração de 14, e isso tem um efeito positivo perceptível na aspereza do acelerador, aparentemente tornando o AFR mais rico (a menos que eu esteja lendo errado, o que é bem possível). Estou tentado a tentar isso (eu faria isso sozinho se pudéssemos, mas é uma das diferenças entre MT e FZ), mas antes de ir ao revendedor aqui, eu estaria interessado em saber se alguém ajustou as configurações e também acha que vale a pena.o ajuste de co pode ser feito facilmente em mt's. em fz's, o ajuste de co precisa ser feito com a ferramenta de diagnóstico da yamaha, que supostamente só está disponível para revendedores.
Você se lembra de qual era o seu original, que você decidiu voltar para 5 depois que 14 não estava certo?Eu defini o meu para 14 e depois voltei para 5. Acho que em 14 você perde um pouco de resposta do acelerador. Provavelmente varia entre as motos. Acredito que em algumas outras Yamahas você pode habilitar essa função em uma moto do mercado americano aterrando um pino na ECU.
Minha moto é uma MT09. Vou ver se consigo encontrar o tópico e postar um link.
você não precisa definir para 14, você pode definir para um valor mais baixo, se quiser. apenas tente alguns valores intermediários e encontre o melhor compromisso.Eu fiz isso, mudei para 14 em todos os cilindros. Mudei-o de volta imediatamente após algumas voltas. Torna a oscilação pobre e a suavidade do acelerador um pouco melhores, mas você perde um pouco daquela vivacidade na minha experiência. Parecia........mais pastoso. E minha economia de combustível sofreu.
No MT/FZ, refere-se aos cilindros em toda a faixa de rotações. Em certos quatro (o FZ 6, eu acho) também se refere às faixas de rotação porque essas motos aparentemente têm pares de injetores funcionando a partir de apenas 2 saídas na ECU.Acabei de ver isso em um dos tópicos do R6. Então, C1-C2-C3 no MT/FZ realmente se refere aos cilindros individuais, como a maioria das pessoas, incluindo eu, parece presumir, ou se refere às faixas de aceleração/RPM? Mas, nesse caso, por que apenas três faixas e não quatro?
"Eu encontrei isso em um dos livros de desempenho da Yamaha.
A: Ajuste da injeção de combustível
A quantidade de injeção de combustível pode ser ajustada nas quatro faixas a seguir:
Código C1: Quantidade de combustível injetada em 25% ou menos da abertura da borboleta e em 3000 rpm ou menos
da velocidade do motor
Código C2: Quantidade de combustível injetada em 25% ou menos da abertura da borboleta e em 3000 rpm ou
mais da velocidade do motor
Código C3: Quantidade de combustível injetada em 25% a 90% da abertura da borboleta
Código C4: Quantidade de combustível injetada em 90% ou mais da abertura da borboleta
Antes de alterar as configurações, verifique o motor quanto às suas características em condições normais.
Recomenda-se verificar as configurações com um instrumento de medição A/F.
Diretrizes para configuração
• Código C1: Em 25% ou menos da abertura da borboleta e em 3000 rpm ou menos da velocidade do motor:
Isso afeta a estabilidade da marcha lenta e a sensação experimentada durante as corridas.
Uma mistura ar-combustível muito rica pode sujar as velas de ignição.
• Código C2: Em 25% ou menos da abertura da borboleta e em 3000 rpm ou mais da velocidade do motor:
Isso afeta a sensação experimentada durante a frenagem do motor e na abertura inicial da
borboleta.
Faça uma alteração de 2 a 5% de cada vez, verificando quaisquer alterações resultantes.
• Código C3: Em 25% a 90% da abertura da borboleta:
Isso afeta a sensação experimentada na metade da abertura da borboleta.
Faça uma alteração de 2 a 5% de cada vez e verifique quaisquer alterações resultantes.
• Código C4: Em 90% ou mais da abertura da borboleta:
Isso afeta a sensação experimentada em plena aceleração.
O ajuste para uma mistura muito pobre levará à quebra do motor.
Recomenda-se o ajuste verificando o A/F.
Em particular, para ajustar no lado mais pobre, faça uma alteração de 1 a 2% de cada vez, verificando o resultado. 12 a 13 é um A/F alvo.
Abertura da borboleta (%)"
Estou tentando no modelo 2016 MT-09 ABS com TC.You could only access the CO settings on the MT09, not the FZ.
Can't trust you Americans.
Eu nunca ajusto o CO no painel, em +14 no painel a sua relação A/F de arranque a frio e marcha lenta é de cerca de 11,5:1 a 12:1 medido na minha MT09 de 2014, o que é muito rico.para um filtro de ar BMC e akrapovic sem catalisador, ainda é bom definir o CO para 14?