Yamaha FZ-09 Forum banner
61 - 80 of 92 Posts
Seria interessante ver um Dyno de um 09 remapeado com a caixa de ar original e a mesma moto após os stacks variáveis... o remap em si já extrai muito torque em baixas-médias rotações... então qual é o ganho real (torque) em um 09 mapeado adicionando os stacks variáveis? Isso seria interessante...
Se você olhar para o gráfico da minha execução no dinamômetro, verá a diferença entre a caixa de ar original e os stacks.

Olá a todos,

Eu só gosto de me intrometer na discussão sobre pilhas de ar variáveis ou pilhas de velocidade.
Também em resposta a algumas observações que são feitas sobre este tópico.
Com estas poucas palavras e linhas digitadas, gostaria de explicar e, esperançosamente, esclarecer um pouco o público sobre este assunto.
E espero que isso esclareça algumas questões sobre elas, por que você deve instalá-las e como elas funcionam.

Primeiro a pergunta, há uma necessidade real de pilhas de entrada de ar variáveis ou pilhas de velocidade.
Não. (ponto, ponto, o fim, etc.).
As pilhas de velocidade variáveis são apenas uma maneira de fazer um motor já bom respirar e, portanto, ter um desempenho ainda melhor, se você quiser.
Você vê, senhor? Se VOCÊ quiser!
Se você está feliz com a situação atual, deixe como está e siga seu caminho alegremente.
Para aqueles que estão prontos para mais potência e querem tirar mais proveito de seu fiel, mas na verdade um pouco domesticado, leia.

Eu estava lendo a seguinte observação:
A Yamaha deixa as coisas de fora quando não instala pilhas variáveis diretamente da fábrica?
Eu acho que não. Isso é uma coisa pessoal, como todas as modificações, farkles e/ou tentativas de melhoria.
Sim, a Yamaha instalou essas pilhas nos modelos R1 e R6, mas são motocicletas construídas com uma pista de corrida em mente. Simplificando, eles são construídos para um único propósito.

O motor CP03 obviamente não foi projetado com um único propósito em mente, mas com uma variedade deles.
Este motor foi projetado para ter um bom desempenho de um pouco acima de baixo, passando por médio e meio caminho sob alta rotação.
Com a possibilidade de ajustá-lo um pouco para que ele sirva a uma ampla gama de propósitos e, com isso, atraia uma ampla gama de clientes.
Dessa forma, o fabricante pode fazer uma motocicleta competitiva, a um preço competitivo.
Se eles instalassem um sistema como o da R6, então você também precisaria de um mínimo de 8 ou mais configurações de modo (principalmente) não sensíveis, além das 5 que (geralmente) já estão lá.
O que tornará a bicicleta (pelo menos) € 1000 a € 2500,- mais cara que a concorrência.
Tudo por causa de um sistema que o público em geral não entende ou realmente não precisa.
Eu acho que se você fosse um construtor de bicicletas, por essa razão você também o deixaria de fora.
E deixe para alguns entusiastas que gostam de ir um pouco mais longe, por suas próprias despesas.

Agora, para alguns detalhes, porque é isso que estamos olhando neste assunto, detalhes.
Número um é o detalhe em “desempenho bom”. Isso significa que eles não “têm o melhor desempenho”.
Por que isso? Por causa dos comprimentos fixos de entrada de ar.
1 longo, então 1 cilindro tem bom desempenho em baixa rotação.
1 comprimento médio, então 1 cilindro tem bom desempenho em rotação média
1 pilha curta, então 1 cilindro tem bom desempenho em alta rotação.

Você pode visualizá-lo como uma carroça puxada por três cavalos.
1 é um cavalo de trabalho resistente, o segundo é um cavalo de corrida e o terceiro é um pônei.
Para todas as três faixas de rotação, há um cavalo (ou animal semelhante a um cavalo) disponível.
Parece bom, você não acha?
Bem… O que realmente significa é que, não importa a velocidade em que a carroça esteja indo, ou qual cavalo está fazendo o trabalho, é sempre apenas 1 cavalo que está realmente puxando a carroça.
Os outros 2 estão bebendo combustível ou apenas peidando.

Quando você torna a entrada de ar variável, pode criar um ambiente onde todos os 3 cilindros funcionam juntos ao mesmo tempo e (com alguma afinação) possivelmente têm o melhor desempenho, por pelo menos 2 das faixas de rotação
Então, desta forma, 2 dos 3 cavalos são transformados em cavalos de tração fortes (1 já estava lá)
E, portanto, use a força dos três cavalos para puxar ao mesmo tempo.
É por isso que você vê um efeito maior no torque do que na potência real.

As pilhas variáveis ​​têm que ser informadas quando agir, então há outro detalhe.
Em que momento você quer que as pilhas façam sua mágica? Bem, isso depende de você.
Gosta de sair e se divertir em uma pista de corrida (ou imagine que você está em uma)?
Então, talvez você precise que eles abram no ponto de rotação em que você gosta de se atirar em uma curva ou canto, na próxima reta.
Ou se você é uma pessoa que viaja com algumas ideias ocasionalmente selvagens, talvez abri-los em um nível de rotação um pouco mais baixo funcione para você.
Em outras palavras, precisa de alguma afinação e testes para atender às suas necessidades pessoais.

Outro detalhe está na mistura ar/combustível. Após muitos testes, está ficando claro que com essas pilhas em posição longa, a mistura tem que ser um pouco mais rica do que a configuração original ou padrão.
Quando as pilhas se abrem, elas precisam de um pouco menos de combustível do que a configuração original ou padrão
Isso significa que, se você usar o motor CP03 apenas para deslocamento, combinado com pilhas variáveis ​​que são ajustadas para abrir acima de uma certa rotação em, digamos, 100 km/h. Com alguma distância de viagem na rodovia, isso custará um pouco menos de combustível.
(NOTA: Um pouco significa um pouco. Não significa que você economizará dinheiro suficiente com combustível em 1 ano para pagar um sistema de pilha variável…)

Então você vê, há mais opções do que você poderia ter pensado.
Há mais detalhes que você precisa analisar para obter um sistema de pilha variável que funcione corretamente, mas, desculpe, esses são segredos de design…

Então, em resumo:

Funciona? oooohhh SIM!

Quando funciona? sempre que VOCÊ quiser.

Por enquanto, é só pessoal…
Saudações do designer dessas pilhas de velocidade variáveis,
Meu nome é Danker.

Por que isso? Por causa dos comprimentos fixos da entrada de ar.
1 longo, então 1 cilindro funciona bem em baixas RPM.
1 comprimento médio, então 1 cilindro funciona bem em RPM médias
1 pilha curta, então 1 cilindro funciona bem em altas RPM.
Interessado em ver como as pilhas de comprimento variável funcionam no Gen3/4 MT, pois elas vêm com pilhas de mesmo comprimento, ao contrário dos modelos anteriores.

Se a Yamaha achou melhor ter 3 comprimentos, então por que as pilhas de comprimento variável têm apenas 2 posições - por que não 3 posições: baixo, médio, alto?

Se a Yamaha achou que era melhor ter 3 comprimentos, então por que as pilhas de comprimento variável têm apenas 2 posições - por que não 3 posições; baixo, médio, alto?
Por que não 3 posições, boa pergunta.
1. Porque o efeito no lado baixo do RPM não é tanto.
2. Esta pergunta já foi levantada antes, mas de forma ligeiramente diferente. Testes provaram que quando você ajusta as 2 partes das pilhas lentamente, ou em 3 estágios, ou gradualmente junto com a subida do RPM, não há efeito ou ganho significativamente melhor, em comparação com ajustá-los abruptamente. Tente imaginar o fluxo de ar, ele será muito turbulento entre as pilhas quando a abertura se abrir lentamente. Essa turbulência é MUITO menor quando elas se abrem mais abruptamente. O ar precisa fluir o mais suavemente possível em uma direção, e não girar. Por causa dos pulsos das válvulas, ele já é batido o suficiente... Além disso, quando um motor está funcionando cada vez mais rápido, você tem alguma ideia de quanto volume de ar passa por ali? Tente pesquisar isso, acho que você ficará surpreso.
É um furacão lá dentro, na caixa de ar. E as pilhas têm que se abrir, contra essa força. Abri-las lentamente precisará de mais potência, engraçado.
3. Ajustar as pilhas em paralelo com o RPM, significa que você precisa de um acionamento diferente que se parece mais com um acionamento de cremalheira e pinhão. Tal acionamento é mais pesado, precisa de muito mais espaço e é mais propenso a falhas.
4. Se você examinar as pilhas um pouco mais de perto, pode ver que a forma é diferente das originais. As originais têm orelhas de elefante. Muita borracha que não faz muito para guiar o ar.

Uma posição 'média' com uma pilha de duas peças realmente não funcionaria, se você não tirar a parte superior do caminho o suficiente, em vez de agir como uma posição 'média', ela interrompe o fluxo de ar e, em vez disso, age como se você apenas colocasse um impedimento na pilha.

Discussion starter · #77 ·
@VPMotorsport Há alguma manutenção necessária após a instalação dos seus stacks ou pode-se verificar tudo nos intervalos de serviço normais?
Olá,

Não há manutenção específica necessária, exceto manter o seu filtro de ar K&N bem oleado para que não haja desgaste nos stacks variáveis devido à água, lama, poeira e areia.
Verificar os stacks durante um intervalo de serviço não faz mal.

Discussion starter · #78 · · Business
Olá, estes stacks de admissão variáveis são compatíveis com um conjunto de árvores de cames de corrida?

Por exemplo:

Obrigado
Olá @MT09 2014 Suécia,

Eles são compatíveis, então podem funcionar na mesma moto.

Não sabemos que ganho eles darão se ambos estiverem na mesma moto.
Mas sabemos que ambos, por si só, dão um grande aumento de desempenho, então só podemos adivinhar o quanto eles vão melhorar.

Esperamos testá-los juntos em breve em uma XSR900GP e fazer o upload de alguns dados de dinamômetro.
A moto está aqui no Benelux, e o proprietário queria que os stacks + a árvore de cames crowerracing fossem instalados em sua moto. (Também ainda estamos na fase de testes para os stacks variáveis Gen3/Gen4.)

Caros membros deste fórum,

Eu estava a pesquisar no Google um projeto engraçado da minha loja de motos local, VP-Motorsport, e foi assim que encontrei este fórum. Quero partilhar algumas das minhas experiências sobre o meu test ride "cego".

Uma breve introdução: Sou o Alex, 32 anos e orgulhoso proprietário de uma Tracer 900 GT (2018) desde 2020. Nesse ano, a VP-Motorsport afinou a minha Tracer numa corrida de dinamómetro com base nas recomendações de outro proprietário local da Tracer. Fiquei satisfeito com os resultados porque a faixa de potência era muito mais suave do início ao fim.

Há algumas semanas, estava à espera da manutenção regular da minha mota. Então, o Wilco (proprietário da VP-Motorsport) perguntou-me se eu queria dar uma volta na VP-Motorsport Tracer 900 enquanto esperava. Ele apenas disse: "Eu mudei algumas coisas e não vou dizer o que fiz. Mas estou interessado nas suas experiências. Dê uma volta curta e divirta-se."

Depois de cerca de 45 minutos, voltei à VP-Motorsport, e a minha primeira reação foi: "O QUE VOCÊS FIZERAM COM ESTA MOTO, E PODEMOS FAZER ISSO TAMBÉM COM A MINHA PRÓPRIA TRACER?" Depois de lhe dar feedback sobre as minhas experiências, ele contou-me sobre as pilhas de ar ajustáveis. Como pode ler, o passeio foi uma experiência fantástica em comparação com a minha própria Tracer 900 "afinada". A VP Tracer parecia um foguete em comparação com a minha.

Em suma, aqui está o que eu experimentei:
  • Em todos os modos (A, STD e B), a VP-Motorsport Tracer parecia ter mais potência e binário. No entanto, ainda era possível andar normalmente, tal como posso fazer com a minha própria Tracer 900 GT. Por outras palavras, a mota com pilhas de ar ajustáveis não era nada mais nervosa; andava como uma Tracer normal, mas se quisesse, podia ter uma experiência muito mais racing do que com uma Tracer 900 normal.
  • A aceleração pareceu muito mais rápida, de 0 a muito acima do limite de velocidade (LOL).
  • O modo B é normalmente muito lento (a máquina é demasiado cautelosa na minha opinião), mas com os ajustes das pilhas, era na verdade um modo divertido de andar.
  • Se andar a baixa velocidade numa mudança alta (por exemplo, 5ª mudança a 50 km/h), senti uma grande diferença. Com a minha própria mota, é difícil ganhar velocidade quando abro o acelerador, mas a VP-Motorsport Tracer lidou com isso facilmente.
  • O controlo de tração estava na configuração normal. Quando carreguei no acelerador com muita força, o TCS foi acionado, mesmo em 2ª mudança. Nota: a estrada estava entre molhada e seca devido a alguma chuva mais cedo naquela manhã. Isto não aconteceu em 1ª mudança com a minha própria mota a caminho de casa nas mesmas condições da estrada.
  • A última coisa engraçada: fazer cavalinhos no punho do acelerador a velocidades mais altas (75+ km/h) era muito mais fácil do que na minha própria mota. Era mesmo possível em 2ª e 3ª mudança (LOL). (A propósito, não contei isto ao Wilco, por isso, se ele ler, peço desculpa e espero que ele ainda me deixe emprestar uma mota quando a minha estiver na oficina.)

Em conclusão, foi uma ótima experiência, e quero este sistema na minha própria mota também quando tiver dinheiro suficiente para isso - espero que na próxima época de motas. Antes de o instalar, estou curioso sobre duas coisas:
  1. A VP Tracer que eu andei não tinha quickshifter, enquanto a minha GT tem. Estou muito curioso sobre a experiência com um quickshifter!
  2. Também estou curioso sobre as diferenças reais quando ando com a minha Tracer e com a VP Tracer ao mesmo tempo, para poder trocar de motas algumas vezes para uma comparação real.

Espero que esta visão geral dê uma melhor imagem deste projeto com base nas minhas experiências de campo.

Cumprimentos,
Alex

Discussion starter · #80 ·
Olá pessoal,

Finalmente estamos de volta com algumas notícias emocionantes.

Como vocês sabem, fizemos as pilhas variáveis para o Gen 1/2 com a Airbox maior, mas quando tentamos montar nossas pilhas voltadas para cima no novo Gen 3/4, é claro que não cabiam. Então tivemos que voltar à prancheta para torná-las muito mais cónicas e dobradas, porque a forma como esta airbox foi criada não nos dava muito espaço na parte superior. (A tampa e a parte inferior da airbox são totalmente diferentes) Mas finalmente conseguimos, e elas estão incríveis.
Projetar isso não foi uma tarefa fácil, pois nosso homem que faz a impressão 3D teve muitos problemas para acertar o formato.
Estaremos testando isso esta semana para ver o que acontecerá em termos de desempenho, pessoalmente tenho grandes esperanças para eles.

Attachments

61 - 80 of 92 Posts