Olá a todos,
Eu só gosto de me intrometer na discussão sobre pilhas de ar variáveis ou pilhas de velocidade.
Também em resposta a algumas observações que são feitas sobre este tópico.
Com estas poucas palavras e linhas digitadas, gostaria de explicar e, esperançosamente, esclarecer um pouco o público sobre este assunto.
E espero que isso esclareça algumas questões sobre elas, por que você deve instalá-las e como elas funcionam.
Primeiro a pergunta, há uma necessidade real de pilhas de entrada de ar variáveis ou pilhas de velocidade.
Não. (ponto, ponto, o fim, etc.).
As pilhas de velocidade variáveis são apenas uma maneira de fazer um motor já bom respirar e, portanto, ter um desempenho ainda melhor, se você quiser.
Você vê, senhor? Se VOCÊ quiser!
Se você está feliz com a situação atual, deixe como está e siga seu caminho alegremente.
Para aqueles que estão prontos para mais potência e querem tirar mais proveito de seu fiel, mas na verdade um pouco domesticado, leia.
Eu estava lendo a seguinte observação:
A Yamaha deixa as coisas de fora quando não instala pilhas variáveis diretamente da fábrica?
Eu acho que não. Isso é uma coisa pessoal, como todas as modificações, farkles e/ou tentativas de melhoria.
Sim, a Yamaha instalou essas pilhas nos modelos R1 e R6, mas são motocicletas construídas com uma pista de corrida em mente. Simplificando, eles são construídos para um único propósito.
O motor CP03 obviamente não foi projetado com um único propósito em mente, mas com uma variedade deles.
Este motor foi projetado para ter um bom desempenho de um pouco acima de baixo, passando por médio e meio caminho sob alta rotação.
Com a possibilidade de ajustá-lo um pouco para que ele sirva a uma ampla gama de propósitos e, com isso, atraia uma ampla gama de clientes.
Dessa forma, o fabricante pode fazer uma motocicleta competitiva, a um preço competitivo.
Se eles instalassem um sistema como o da R6, então você também precisaria de um mínimo de 8 ou mais configurações de modo (principalmente) não sensíveis, além das 5 que (geralmente) já estão lá.
O que tornará a bicicleta (pelo menos) € 1000 a € 2500,- mais cara que a concorrência.
Tudo por causa de um sistema que o público em geral não entende ou realmente não precisa.
Eu acho que se você fosse um construtor de bicicletas, por essa razão você também o deixaria de fora.
E deixe para alguns entusiastas que gostam de ir um pouco mais longe, por suas próprias despesas.
Agora, para alguns detalhes, porque é isso que estamos olhando neste assunto, detalhes.
Número um é o detalhe em “desempenho bom”. Isso significa que eles não “têm o melhor desempenho”.
Por que isso? Por causa dos comprimentos fixos de entrada de ar.
1 longo, então 1 cilindro tem bom desempenho em baixa rotação.
1 comprimento médio, então 1 cilindro tem bom desempenho em rotação média
1 pilha curta, então 1 cilindro tem bom desempenho em alta rotação.
Você pode visualizá-lo como uma carroça puxada por três cavalos.
1 é um cavalo de trabalho resistente, o segundo é um cavalo de corrida e o terceiro é um pônei.
Para todas as três faixas de rotação, há um cavalo (ou animal semelhante a um cavalo) disponível.
Parece bom, você não acha?
Bem… O que realmente significa é que, não importa a velocidade em que a carroça esteja indo, ou qual cavalo está fazendo o trabalho, é sempre apenas 1 cavalo que está realmente puxando a carroça.
Os outros 2 estão bebendo combustível ou apenas peidando.
Quando você torna a entrada de ar variável, pode criar um ambiente onde todos os 3 cilindros funcionam juntos ao mesmo tempo e (com alguma afinação) possivelmente têm o melhor desempenho, por pelo menos 2 das faixas de rotação
Então, desta forma, 2 dos 3 cavalos são transformados em cavalos de tração fortes (1 já estava lá)
E, portanto, use a força dos três cavalos para puxar ao mesmo tempo.
É por isso que você vê um efeito maior no torque do que na potência real.
As pilhas variáveis têm que ser informadas quando agir, então há outro detalhe.
Em que momento você quer que as pilhas façam sua mágica? Bem, isso depende de você.
Gosta de sair e se divertir em uma pista de corrida (ou imagine que você está em uma)?
Então, talvez você precise que eles abram no ponto de rotação em que você gosta de se atirar em uma curva ou canto, na próxima reta.
Ou se você é uma pessoa que viaja com algumas ideias ocasionalmente selvagens, talvez abri-los em um nível de rotação um pouco mais baixo funcione para você.
Em outras palavras, precisa de alguma afinação e testes para atender às suas necessidades pessoais.
Outro detalhe está na mistura ar/combustível. Após muitos testes, está ficando claro que com essas pilhas em posição longa, a mistura tem que ser um pouco mais rica do que a configuração original ou padrão.
Quando as pilhas se abrem, elas precisam de um pouco menos de combustível do que a configuração original ou padrão
Isso significa que, se você usar o motor CP03 apenas para deslocamento, combinado com pilhas variáveis que são ajustadas para abrir acima de uma certa rotação em, digamos, 100 km/h. Com alguma distância de viagem na rodovia, isso custará um pouco menos de combustível.
(NOTA: Um pouco significa um pouco. Não significa que você economizará dinheiro suficiente com combustível em 1 ano para pagar um sistema de pilha variável…)
Então você vê, há mais opções do que você poderia ter pensado.
Há mais detalhes que você precisa analisar para obter um sistema de pilha variável que funcione corretamente, mas, desculpe, esses são segredos de design…
Então, em resumo:
Funciona? oooohhh SIM!
Quando funciona? sempre que VOCÊ quiser.
Por enquanto, é só pessoal…
Saudações do designer dessas pilhas de velocidade variáveis,
Meu nome é Danker.