Yamaha FZ-09 Forum banner
Status
Not open for further replies.
41 - 60 of 274 Posts
Discussion starter · #41 ·
Você precisa cunhar o alicate primeiro e depois remover o CCT antigo. O parafuso do meio dá acesso ao ajustador interno...

O alicate não colocará muita pressão na corrente, apenas impedirá que o controle deslizante se solte e a corrente pule. Se você mover a corrente de um lado para o outro enquanto ajusta o APE CCT, sentirá a tensão na corrente aumentar... então remova o alicate para ter uma sensação melhor. Aumente a pressão do CCT até que a corrente esteja prestes a parar de se mover... não exagere. Em seguida, gire o motor com sua catraca para ver se a corrente fica mais solta e ajuste-a se necessário. Em seguida, recue o ajustador conforme instruído. Aperte e coloque tudo de volta... e pronto.

Eu simplesmente não entendo a diferença entre o parafuso central OEM e o da APE. O da APE é simples. Se fôssemos removê-lo, eu diria para calçar o controle deslizante e, em seguida, retirar o parafuso central e remover e assim por diante; enquanto que na sua primeira postagem você tira primeiro a parte central do OEM CCT. Só não tenho certeza do porquê de ter sido removido antes de calçar algo para manter o controle deslizante no lugar.

E pergunta estúpida, mas quando você diz "mover a corrente de um lado para o outro", presumo que você esteja falando em relação à moto; ou seja, lado esquerdo para lado direito, em oposição à roda dianteira para a roda traseira.

Obrigado pela ajuda. Parece simples o suficiente, mas um pequeno erro pode desencadear um mundo de dor. Estou apenas tentando ter certeza de que sei exatamente o que estou fazendo antes de começar a abrir as coisas.

Save
Você pode encaixar alguma coisa entre a guia e a caixa antes de tocar no antigo CCT. Usei um soquete com uma camada de pano de oficina enrolada. Não se projeta tanto quanto um alicate para eu não sair do lugar acidentalmente. Sim, eu sou o tipo que faria isso...

Discussion starter · #44 ·
Eu simplesmente não entendo a diferença entre o parafuso central OEM e o da APE. O da APE é simples. Se fôssemos removê-lo, eu diria para cunhar o controle deslizante e, em seguida, desapertar o parafuso central e remover e assim por diante; enquanto que na sua primeira postagem você remove a parte central do OEM CCT primeiro. Só não tenho certeza do porquê de ele ter sido removido antes de cunhar algo para manter o controle deslizante no lugar.

E pergunta estúpida, mas quando você diz "mover a corrente de um lado para o outro", presumo que você está falando em relação à moto; ou seja, lado esquerdo para o lado direito, em oposição à roda dianteira para a roda traseira.

Obrigado pela ajuda. Parece simples o suficiente, mas um pequeno erro pode desencadear um mundo de dor. Só estou tentando ter certeza de que sei exatamente o que estou fazendo antes de começar a abrir as coisas.
Entendi. Removi o kit Fizzer do OEM CCT antes de descartá-lo. Absolutamente não há necessidade de remover o parafuso central no OEM CCT, apenas os 2 parafusos allen de cada lado. O OEM é uma espécie de mola/hidráulico e o APE é totalmente manual. Praticamente um parafuso longo com uma porca de bloqueio. O OEM tem um parafuso lá que funciona como uma tampa de duto para o ajustador real dentro. Depois que tudo estiver feito, você pode brincar com o OEM para ver como ele não funciona LOL

Haha, tudo bem, isso faz mais sentido. Estava apenas curioso para saber se havia alguma necessidade real de remover aquele parafuso/porca central do CCT original antes de tirar a tampa.

Obrigado pela informação sobre a chave de fenda. Tenho certeza de que encontrarei algo por perto assim que abrir.

Quanto a mover a corrente de um lado para o outro; eu estava certo em minha suposição de que isso seria da esquerda para a direita, em vez da roda dianteira para a roda traseira?

Creio que essa é minha última pergunta, pelo menos. Agora é só ajustar corretamente!

Save
Discussion starter · #46 ·
Sim, você está certo. Lado da bicicleta para o lado da bicicleta.

Haha, ok, isso faz mais sentido. Estava apenas curioso para saber se havia alguma necessidade real de remover aquele parafuso/porca central do CCT original antes de retirar a tampa.
Se você remover aquele parafuso central e colocar uma chave allen de 3 mm no ajustador, ele trava a haste do tensionador no lugar para que, quando você desapertar os parafusos do tensionador, o corpo do tensionador não saia pela pressão da mola.

É apenas para facilitar um pouco a remoção do tensionador.

Então, quando a haste do tensor sai, há um parafuso que desaperta devido à pressão da mola? A única coisa que consigo pensar é que a chave allen vai apenas impedir que algum parafuso se solte devido à pressão?

Mas isso faz sentido. Lembro-me de ver algumas discussões sobre como ele se separa quando você simplesmente o puxa. Obrigado pelo aviso!

• Like
Reactions: marthy
Save
então, quando a haste do tensor sai, há um parafuso que desenrosca devido à pressão da mola? A única coisa que consigo pensar é que a chave allen apenas impedirá que algum parafuso se solte devido à pressão?
nada se separa quando a haste do tensor se estende totalmente, se é isso que você quer dizer. quando você insere uma chave allen no ajustador, a haste é 'bloqueada' para que não saia da pressão da mola, mas se você girar a chave allen, a haste do tensor pode ser 'aparafusada' e 'desaparafusada'. é assim que você puxa a haste de volta para o corpo do tensor, você a enrola de volta com a chave allen. quando você puxa a chave allen, a haste é destravada e a mola a força para fora. esse é o modo normal de operação quando o tensor é instalado no motor.parece confuso quando descrito, mas é facilmente compreendido se você tivesse o tensor em suas mãos.

Há algum problema em reutilizar a junta quando você remove a tampa CCT do lado direito? Eu planejo finalmente colocar isso amanhã, e acabei de notar que há uma junta lá.

Save
Discussion starter · #51 ·
Consegui reutilizar a junta. Seja gentil ao retirar a tampa... você também pode ter sorte.

Comprei uma junta nova antes de começar a instalação da APE, só por precaução, mas consegui reutilizar a original, está funcionando bem.

Terminado mais cedo esta manhã... Fale sobre pouca folga

• Like
Reactions: Travis and v2Bob
Save
Então acho que posso tê-lo deixado um pouco frouxo demais. Na inicialização desta manhã (cerca de 14 °C) ouvi o tique-taque característico por cerca de 10 segundos, depois ele desapareceu. Suponho que o tique-taque não seja normal; Eu só não quero apertá-lo demais. Planejo movê-lo em cerca de 1/4 de volta de cada vez até que ele desapareça.

• Like
Reactions: marthy
Save
E um aviso para quem estiver tirando a tampa da corrente de comando. Há um pequeno "pino" de metal que mantém o guia no lugar. Você pode vê-lo logo acima da engrenagem na 4ª foto de marthy (ele tem o que parece ser uma caneta hidrográfica azul na extremidade). Este pino saiu com a tampa e o guia deslizou um pouco para baixo/para trás. Eu não percebi isso até depois, então tive que passar por todo o processo de ajuste duas vezes.

Tudo bem, já se passaram alguns dias. Apertei um pouco duas vezes agora (total de cerca de 1/3 de volta), e ainda tenho aquela vibração desagradável de "bolinhas chacoalhando em uma lata" sob aceleração moderada em torno da marca de 4-5k. Há alguma maneira de saber se apertei demais, além de medir a folga na corrente da came? Pretendo continuar apertando, mas não sei de nenhum sinal para ficar de olho.

Save
Discussion starter · #57 ·
Tudo bem, já se passaram alguns dias. Apertei um pouco duas vezes agora (total de cerca de 1/3 de volta), e ainda tenho aquela vibração desagradável de "bolinhas chacoalhando em uma lata" sob aceleração moderada por volta da marca de 4-5k. Há alguma maneira de saber se apertei demais, além de medir a folga na corrente da came? Pretendo continuar apertando, mas não sei de nenhum sinal para ficar de olho.
Isso não deve fazer nenhum barulho. Em caso de dúvida, volte lá e verifique a folga da corrente. Apenas alguns parafusos e os 5 minutos extras lhe darão paz de espírito. Muito apertado não é bom. Adicione tensão até que quase não haja folga empurrando a corrente de um lado para o outro e, em seguida, recue conforme descrito nas instruções.

Obrigado Marthy. Instalei o meu hoje à noite sem problemas. A corrente tinha um pouco de folga lateral depois de recuar o tensor e não houve nenhum ruído de clique após a inicialização, então eu acho que está tudo em ordem. Eu tinha feito a modificação "manual" no CCT de fábrica, mas ainda assim conseguiu fazer barulho depois de uma semana ou mais. Parece que isso não deveria ter sido possível, aconteceu o verão inteiro.

Instalação do tensor APE FEITA! Nenhuma junta da tampa lateral necessária; minha tampa saiu limpa e fácil.

Aquele tique-taque de 10 segundos na inicialização é o motor fazendo um ruído normal enquanto o óleo sobe pelas passagens. Totalmente normal!

4k-5k de chocalho que soa como bolinhas de gude em uma lata, significa que você deve apertar o tensor um pouquinho. Talvez ~ 1/16 de volta mais apertado na minha experiência.

Afastar o tensor 1/2 volta conforme as instruções o deixou próximo do correto, mas estava muito solto e estava fazendo muito barulho mesmo em marcha lenta. Talvez 1/4 de volta e estava lá no ponto ideal.

Depois de ver o que o parafuso de fixação pode fazer com o tensor original (pode rachar/quebrar a porca interna do ajustador), eu meio que me arrependo de aconselhar as pessoas a fazer isso em primeiro lugar. O que posso dizer, era tudo o que tínhamos para uma solução na época.

de qualquer forma, obrigado pela descrição detalhada. Obrigado APE por fornecer uma solução sólida para nós!
Nunca guardaria isso contra você, irmão! É tudo o que tínhamos na época.

41 - 60 of 274 Posts
Status
Not open for further replies.
You have insufficient privileges to reply here.